Doença celíaca e o diabetes

Você diabético ou celíaco, conhece essa associação?🤔
.
Sabe-se que uma parte das pessoas que são acometidas com a doença celíaca apresenta a forma assintomática, isto é, sem qualquer sinal ou sintoma da doença.
.
A relação entre Diabetes e Doença Celíaca é descrita desde 1954 e a suscetibilidade genética parece ser o principal fator para esta associação.
.
Cada indivíduo apresenta um código de reconhecimento para o sistema imunológico, que é chamado de complexo maior de histocompatibilidade (HLA), codificado através do DNA. Em algumas pessoas esse código de reconhecimento apresenta alteração e as células de defesa passam a enxergar as células do próprio corpo, outras vezes, alguns alimentos, como inimigos e a consequência é que o sistema imunológico passará a atacar o próprio corpo.
.
Os sintomas clássicos gastrintestinais da DC dificilmente acontecem nos pacientes com Diabetes, sendo estes comumente assintomáticos e dificultando o diagnóstico.
.
Estudos demonstraram que pacientes com Diabetes M tipo 1 e Doença Célica recém-diagnosticada possuem pior controle glicêmico e perfil lipídico, bem como maior prevalência de complicações microvasculares. Além disso, pacientes com DC desenvolvem retinopatia e nefropatia mais cedo do que aqueles com apenas Diabetes. .
Existe, também, evidências de que pacientes com ambas as doenças estão propícios a uma maior taxa de aterosclerose subclínica em comparação com a condição diabética sozinha.
.
Nesta perspectiva, torna-se fundamental o rastreio da doença celíaca em pacientes diabéticos tipo 1, para diminuir os agravos e, consequentemente, a morbidade causada por tal associação.

Fontes:
Sociedade Brasileira de Diabetes.
Damadceno, J.A, Domingueti, C.P. Associação entre doença celíaca e complicações do diabetes em pacientes com diabetes mellitus tipo 1.

Revista Sociedade Brasileira Clínica Médica 2017 jul-set; 15(3):206-13.

Silva, M.J.C. Doença Celíaca associada a diabetes mellitus tipo 1. Vitória de Santo Antão, 2016.

#sersaudavelpodesergostoso #celiaco #doencaceliaca #diabetestipo1 #semgluten #semlactose #lacfree #glutenfree